Página inicial
Quem somos / contactos
Aquecimento Comfort
Isolamento térmico
Especial habitações
Instalações especiais
Perguntas frequentes
Isolamento acústico
Domótica
Links e curiosidades
Álbum de Fotos


Pode fazer-se uma experiência muito simples para verificar a qualidade técnica de um material de isolamento: Basta colocar a mão aberta com a palma virada para baixo em cima de um pedaço de material. Se sentir imediatamente o calor da mão, o material é bom, se sentir frio, o material é fraco isolante. Pode experimentar-se numa mesa de madeira, numa mesa de metal, para ver as diferenças que ocorrem.

Existem no mercado internacional uma enorme variedade de isolamentos térmicos. Os mais conhecidos são:

Poliestirenos extrudidos ou expandidos ou projectados. Na sua essência são espumas de plástico com maior ou menor densidade e são um avanço técnico ao tradicional  esferovite. Exitem de variadas cores, formas e feitios, com diferentes densidades e espessuras. A sua forma de trabalho é por absorção latente. O calor ou o frio embatem na barreira e demoram tempo a passar para o outro lado. São materiais que "trabalham" durante o dia e "descansam" à noite. A sua qualidade depende da saturação. Quanto mais denso e mais grosso, melhor é o material. A sua cor é indiferente, pois normalmente trabalham em caixa de ar, portanto num sítio completamente escuro. Com calor, o material contrai.

Lãs minerais. À semelhança dos poliestirenos, a sua qualidade depende em grande medida da sua densidade e espessura. Também são materiais que trabalham por absorção latente. Não trabalham tão bem em ambientes húmidos, pois não são uma barreira ao vapor. São permeáveis. Resistem com excelência ao fogo, o que na maioria dos casos pode não ser uma vantagem, pois o material é aplicado entre paredes de alvenaria. Libertam filamentos irritantes e quem já trabalhou com estes materiais conhece bem as comichões sentidas.

IT's da AuBer. São materiais que trabalham continuamente por reflexão térmica. Funcionam como espelhos térmicos. O calor ou o frio tocam no material e são reflectidos. São barreiras de vapor e não apresentam saturação. Apresentam um aspecto brilhante.

AuBer it131 - @4mm - Isolamento térmico de edifícios baixo telha
AuBer it142 - @0,4 mm - Isolamento térmico de edifícios baixo telha
AuBer it132 - @10 mm - Isolamento térmico de edifícios paredes
AuBer it133 - @30 mm - Isolamento térmico de edifícios paredes

voltar à página inicial

 
Top